Pixinguinha é um dos mais importantes elos de ligação entre o choro dos séculos XIX e XX. Durante sua infância e adolescência conviveu com a música de chorões como Irineu de Almeida, Luiz de Souza, Joaquim Callado, Saturnino, dentre vários outros. Em seu depoimento ao Museu da Imagem e do Som, afirmou que seu pai – o também flautista Alfredo Vianna – “quando ia pra um baile, carregava três cadernos de 40 páginas cada um para tocar três choros, quatro choros (risos)”. No Acervo Pixinguinha no IMS é possível se encontrar duas pastas (catalogadas originalmente com os nomes de Avulsas 465 e 468) com 110 partituras de compositores que remontam a sua infância e juventude. Não se pode afirmar com certeza que esta coleção tenha pertencido a seu pai. Entretanto é certo que o repertório é exclusivamente formado por composições de chorões importantes como Callado, Saturnino, Viriato Figueira, Juca Kallut e outros. Na coleção, destaca-se uma polca inédita de Joaquim Callado, a Polca em fá maior (465_022).