topo

Nascimento

1870

Local de Nascimento

Rio de Janeiro, RJ

Participações

Compositor (a), Instrumentista, Funcionário (a) Público

JORGE SEIXAS
Existem poucas informações biográficas sobre Jorge Seixas. Alexandre Gonçalves Pinto, em seu livro O choro: reminiscências dos chorões antigos, publicado em 1936, nos diz o seguinte sobre ele:
“Deste maestro me falta intelligencia para descrever os seus feitos, intelligencia, capacidade quanto a musica e mais. Seixas, toca todos os instrumentos especializando-se no violão. Posso aqui affirmar que no Brasil, bem poucos tocarão violão como Seixas. As suas musicas vem todas da Allemanha, onde faz seu estudo. Toca qualquer musica no seu mavioso violão de primeira vista. [...] Foi Director de Harmonia das Pragas do Egypto, onde elevou aquella sociedade ao conceito publico, com a intelligencia de sua batuta, foi tambem nos ultimos tempos Director de Harmonia do Ameno Resedá, onde glorificou-se com o seu saber, musicista primus-interpares. Jorge é muito digno funccionario da Casa da Moeda”.
Além de violonista e funcionário da Casa da Moeda, Jorge Seixas também tocava bombardino. Como nos informa Gonçalves Pinto, além de tocar “todos os instrumentos”, Jorge Seixas era também diretor de Harmonia do rancho Pragas do Egito, grupo carnavalesco fundado pelo próprio Alexandre e localizado à Rua Babilônia, nº 35, na Tijuca. O jornal A Época de 1º de fevereiro de 1913, em notícia sobre o mesmo rancho, identifica Jorge Seixas como “um bombardino de ouro”, capaz de fazer “neste instrumento o que um bom piston pode fazer no seu”, realizando “solos admiráveis e dignos dos elogios de um Anacleto”. O mesmo jornal traz ainda a informação de que Jorge Seixas era popularmente conhecido como “Gafanhoto”.
É provável, portanto, que o “Jorge, bombardino” citado pelo locutor ao longo da faixa Carne assada, lançada pela gravadora Phoenix, seja Jorge Seixas, bombardinista integrante do rancho Pragas do Egito, de Alexandre Gonçalves Pinto.

Nenhum fonograma relacionado foi encontrado

    Realização
    Parcerias
perfil-template-default single single-perfil postid-5827 single-format-standard perfil-jorge-seixas et_divi_builder

Obras Relacionadas